top of page

Corrimento vaginal: o exame Preventivo pode ajudar?




Quem trabalha com Saúde da Mulher recebe com certa frequência clientes solicitando a realização do exame preventivo pelo motivo de estarem com queixa de corrimento vaginal, porém será que este exame pode mesmo ajudar?

A resposta é sim. Mas este não é o exame específico para isso, o que explica o fato de muitas mulheres estarem com corrimento no momento da coleta e o exame vir absolutamente normal. Então o que é que acontece? Vamos lá...

O exame preventivo ou Papa Nicolau é um exame simples e de baixo custo onde o profissional coleta células do colo do útero e expõem estas células numa lâmina de vidro onde coloca um spray chamado de fixador para conservar. Esta lâmina vai para o laboratório para ser corada e depois o patologista faz a leitura no microscópio procurando células doentes ou diferentes (cancerígenas).

Acontece que a maioria das infecções ginecológicas que geram corrimento são causadas por bactérias ou fungos que nem sempre vão aparecer na lâmina do preventivo, visto que ela é preparada para que o médico patologista procure por neoplasias.

Mas então qual seria o exame correto para o diagnóstico da causa do corrimento?

Profissionais experientes em geral conseguem fazer o diagnóstico durante o exame clínico, aquele exame chato em que se utiliza o espéculo (aquele aparelho que parece um bico de pato), sempre é válido lembrar que este e todo o material utilizado deve ser descartável, aberto no momento do uso e na sua frente. O profissional avalia o aspecto da secreção (cor, densidade, odor, quantidade, etc), a apresentação do colo do útero e das mucosas da vagina e em geral consegue definir o agente causador e propor um tratamento. Caso seja reincidente o quadro ou exista dúvida, o profissional poderá propor outros exames de apoio como a bacterioscopia de secreção vaginal ou a cultura de secreção (bem parecidos com o preventivo, porém ao invés de células se coleta a própria secreção). Em geral estes exames são executados bem mais rápido, em 1 e 7 dias respectivamente, quando comparados ao exame preventivo que demora em média 15 dias para ter seu resultado liberado.

O mais importante é ter um profissional em que você possa confiar e que seja acessível para tirar dúvidas e trocar idéias.


1.335 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page